OFICINA
/MESA NA CIENTEC/UFRN 2015
APROVAMOS
Título: 10.639/03 e 11.645/08 um
desafio étnico racial reafirmando o compromisso com a formação na educação.
Status: SUBMETIDO/APROVADO
Resumo: Elencando o processo formativo por meio da
formação “Educação, Relações étnicos Raciais e Direitos Humanos” – a promoção
de uma roda de conversa aberta e pública sobre os 12 anos da lei 10.639 de 2003
e 11.645/08, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África e
dos/as africanos/as bem como da História e saberes e valores dos povos
indígenas no currículo escolar do ensino fundamental e médio e como não nas IES
(instituições de ensino superior), públicas e privadas de todo o Brasil.
Reconhecendo as leis como grandes avanços para o processo de democratização do
ensino, evidenciando assim a sua força simbólica para organizações que lutam
pela valorização e respeito às pessoas negras, indígenas e populações étnicas e
toda a sua história. “Nós do movimento negro,movimento social e de luta, povos Tradicionais de Matriz Africana e das
diversas frentes de luta reafirmando o compromisso e reparação necessária que a
de se construir ainda, vamos repetir por muito tempo: a lei 10.639/03 e
11.645/08 são símbolos dos vários resultados e lutas e reafirmações políticas
necessárias de uma luta, ainda parcial, mas de uma luta de muitas gerações que
passaram um século insistindo que os brasileiros conheçam a cultura os saberes
e fazeres dos africanos e afro-brasileiros e indígenas, ciganos e de todas as
etnias e povos tradicionais no Brasil. Não podemos nos esquecer, uma forma de
desvalorizar é desconhecer.
Bibliografia/Referências:
Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, educação,
índigenas,
Lei
10.639/2003;
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Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes
e bases da educação nacional, paraincluir no currículo oficial da Rede de
Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira”, e
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de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. v 1. Brasília: Editora da UNB, 2000, p.
267-277.
.
Área do Trabalho: EDUCAÇÃO
Dados do Responsável, Orientador ou Coordenador:
MINISTRANTE JOSIMAR DA ROCHA FERNANDES
Dados dos Participantes, Primeiro Autor, Orientador ou
Coordenador
1 º participante AUTOR:
JOSIMAR DA ROCHA FERNANDES -“EDUCADOR
ESPECIALISTA” COM MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES EM PROCESSO
DE REVALIDA.
BACHAREL EM FILOSOFIA
BACHAREL EM TEOLOGIA
CURSO DE SERVIÇO
SOCIAL EM CONVALIDAÇÃO
FORMAÇÃO EM
CONTABILIDADE COM REGISTRO NO CONSELHO FEDERAL BRASIL – CRCF
LICENCIADO EM CIÊNCIAS
DA RELIGIAO
ESPECIALISTA EM
AFRICANIDADES E EDUCAÇÃO ETNICO RACIAL – UNIAFRO/MEC SECADI
CURSO DE
APERFEICOAMENTO EM EDUCAÇÃO QUILOMBOLA UFERSA/MEC SECADI
ESPECIALIZADO EM
MISSIOLOGIA AFRICANA PUC/INSTITUTO BOA NOVA MISSOES PONTIFICIAS E PONTIFICIAS
OBRAS – POM
APERFEIÇOADO EM
POLITICAS PUBLICAS
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