CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Adinkras


Dentre os saberes desenvolvidos pelos akan – grupo cultural presente no Gana, Costa do Marfim e no Togo, países da África do Oeste – destaca-se a utilização de um sistema de símbolos para transmitir ideias. Cada símbolo está associado a um provérbio ou ditado específico, enraizado na experiência dos akan. O conjunto desses símbolos, chamadosadinkra, formam um sistema de preservação e transmissão dos valores acumulados pelos akan.
Adinkras em tecido
Adinkras em tecido
Pode-se dizer que esses símbolos são um tipo de escritura pictográfica, utilizada amplamente no cotidiano dessa sociedade e que está presente nos tecidos, cerâmica, arquitetura e em objetos de bronze.
Da mesma maneira que os documentos escritos materializam a história nas sociedades ocidentais, em muitas culturas africanas é a arte que traz o conhecimento do passado até o presente.
O símbolo da Casa das Áfricas é um adinkra.
História
ESE NE TEKREMAESE NE TEKREMA
A população akan desenvolveu habilidades significativas na tecelagem no século XVI, em Nsoko (hoje Begho), importante centro de tecelagem. Osadinkra, originalmente produzidos pelos clãs gyaaman, da região Brong, eram de direito exclusivo da realeza e dos líderes espirituais, e só podiam ser utilizados em cerimônias importantes, tais como funerais – adinkra significa “adeus”.
Durante um conflito militar no início do século XIX, causado pelos gyaaman, que tentavam copiar a “cadeira de ouro” (símbolo da nação ashanti), o rei gyaaman foi morto. Seu manto adinkra foi tomado por Nana Osei Bonsu-Panyin, o Ashantehene (rei ashanti), como troféu. Com a túnica, veio o conhecimento da aduru adinkra (tinta especial utilizada no processo de impressão) e do processo de estampagem de desenhos em panos de algodão.
Com o tempo, os ashantis desenvolveram mais a simbologia adinkra, incorporando sua própria filosofia, contos folclóricos e cultura.
Tecidos
Pano comemorativo
Pano comemorativo
Os tecidos ocupam um lugar muito especial na cultura Akan. São utilizados não apenas como vestimenta, mas também como forma de expressão. Assim, os símbolosadinkra são estampados nos tecidos, para transmitir mensagens.
Essa rica tradição existe desde o século XVII. Inicialmente, as vestimentas com símbolos adinkra eram usadas apenas nas cerimônias fúnebres. Os símbolos utilizados expressavam as qualidades atribuídas à pessoa que havia morrido. Hoje em dia, os tecidos com estampas adinkra são usados no dia a dia, mas principalmente em celebrações.
Os símbolos são estampados nos tecidos por meio de uma espécie de carimbo, feito com a casca de cabaças. Este é mergulhado numa tintura feita com cascas de árvores e pressionado diversas vezes no tecido para criar estampas.
Atualmente, tecidos industrializados comemorativos também são estampados comadinkras. É o caso de um pano produzido por ocasião do falecimento do professor Georges Niangoran Bouah, grande estudioso da cultura Akan.
Recomendamos:
Adinkra: sabedoria em símbolos africanos de Elisa Larkin Nascimento e Luiz Carlos Gá. Rio de Janeiro: Pallas, IPEAFRO, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA