MINISTERIO DA EDUCAÇÃO - MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES E
INCLUSÃO - SECADI
Fórum Permanente de Educação Diversidades
Étnico Racial do RN/MEC-SECADI
http://fpedern.blogspot.com.br/
Natal-RN, 29 de março de 2013.
Oficio 016/13 Fórum Permanente de Educação Diversidades Étnico Racial
do RN/MEC-SECADI
À Secretaria de educação do
estado – RN e secretaria de justiça do
estado do RN
CC0: À Secretaria Nacional de
educação e diversidade étnico racial SECADI/MEC/DF.
PROPOSTA PARA SEGMENTAÇÃO DO:
Seminário
Potiguar e Brasileiro de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras: Vistas
as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA...
E Seminários
regionais e locais Potiguares e Brasileiros de Educação das Relações Raciais
Afro-Brasileiras: Vistas as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA...
Os palestrantes
seram defindos a partir de nomes e currículos existentes junto ao forun ERER
RN/MEC SACADI a serem socializados a posterior.
Locais possíveis:
Verificar agenda
1. Cemure,
complexo cultural UERN-ZONA NORTE para encontrão estadual
2. locais
nos espaços públicos quando estes aconetecerem nas regionais e nos municpios...
- DIAS:
PREVISTOS (DOIS) CARGA HORARIA DE 16 HORAS COM PREVISÃO DE MAIS 20 HORAS A
DISTÂNCIA EM PLANTAFORMA A SER DISPONIBILIZADA WEB EAD PARA CONFERIR
CERTIFICAÇÃO: VIA MEC/SECADI FORUN ERER – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RN.
- Solicitamos
O2 baners de 1.5 x 2.10 arte a serem definidos
- 50
cartazes do evento
- 500 folderes do evento
- 500
certificações impressas (500) certificações digitaliadas online
-
alimentação para 100 educadores (as) partindo da premissa que teremos 100
educadoras (ES) “ a ser definido no
decorrer da mobilização” em cada seminário...
02 dias x 100 = 200 almoços (dois dias)
02 dias x 100 = 200 lanches (dois dias)
- Outro ponto
a ser evidenciado serão quatro seminários regionais a serem definidos pelas
regionais existentes priorizando assim na seqüência:
Região metropolitana
Região serido
Região mato
grande
Região oeste
- Veículo
a ser disponibilizado para deslocamentos da equipe articulação, ramal telefone
a ser disponibilizado para efeito articulação, material escritório a definir, 500
pastas
para eventos, 500 (quinhentas) canetas, 500 camisetas, 500 blocos. Impressora, papel,
recarga extra de tinta para uso especifico em ações.
Reprodução de 2000 (dois mil) cd AFRICA DA
UNESCO, conforme plantaforma do MEC/SECADI e disponível em domínio público a
serem disponiblizados aos educadores e educadoras ao final de cada seminário
como forma de incentivo e formação continuada aos educadores e educadoras...
TEMA
CENTRAL SERA A EDUCAÇÃO SEUS RECORTES ÉTNICOS-RACIAIS NO BRASIL E NO RIO GRANDE
DO NORTE UM DESAFIO UMA AÇÃO UMA META...
Partindo das experiências e valorizando os
profissionais educacionais que atuam em consonância
com as legislações já existentes 10.639 e 11645, efetivando então a ação, propomos este momento de
formação e troca de saberes e experiências como forma alternância para
superação ora necessária no tocante ao recorte étnico-racial e suas
possibilidades na escola do Brasil....
Com eixos centrais e oficinas propomos um seminário em
forma de uma grande roda de conversa
onde teremos num primeiro dia palestras sendo oferecidas e no segundo dia rodas
de conversas com inscrições previas sobre assuntos relativos ao tema ora
postados abaixo. Partindo das perspectivas e do guia dos fóruns ERER, das próprias
leis existentes e das diretrizes educacionais também já regulamentadas pelo
MEC/SECADI, propomos então como víeis necessário a formação continuada dos
educadores e educadoras no recorte pertinente ERER. Também será oportuno
oferecer a oportunidade de publicações com reconhecimento e certificação dos
mesmos através de baners e artigos a serem publicados nos ANAIS DO referido seminário
integrativo valorizando assim ainda mais a perspectiva acadêmica e popular da
troca de saberes e conhecimentos a serem observados e discutidos entre todos em consonância com a conferencia nacional de
educação – CONAE 2014 em consonância realizaremos conferencia livre dentro da plataforma MEC/CONAE: que já esta inscrita e
confirmada pelo SECADI/MEC e esta disponível para todo o mundo em rede aberta
pelo MEC e servindo de base para todos... e a mesma esta sendo moderada pela
assessoria tecnica recorte ERER MEC/SECADI FORUN ERER: “Fernandes Rocha/RN” conforme
link abaixo
http://redesocialconae.mec.gov.br/index.php/groups/viewdiscussion/8647-questao-etnico-racial-orienta-politicas-educionais-do-mec?groupid=9889
TEMAS E
PROPOSIÇÕES A SEREM DEFINIDAS E EXECUTADAS:
*1. O FORUN ERER MEC/SECADI – RN: A PARTIR DO
GUIA DE ELABORAÇÃO DE FORUNS ERERs NO BRASIL - AÇÃO AFIRMATIVA: INCLUSÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
Abordará o contexto das ações Afirmativas no Brasil em sua
historicidade atrelada a mecanismos políticos e de luta do movimento negro contra
a exclusão e desigualdade étnico-racial e de classe na sociedade brasileira,
e, principalmente, na universidade. Considerará a plêiade do debate político,
econômico, acadêmico e ideológico que circunscreve as cotas nas universidades
no Brasil, tanto no estudo das relações raciais brasileira, como na imprensa.
Considerará a implementação das cotas étnico-raciais como instrumento legítimo de
luta pela educação, considerando-a como direito social dos grupos historicamente
apartados de princípios constituidores da emancipação social, da cidadania e dos
direitos humanos.
* 2. GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abordará o contexto das ações Afirmativas no Brasil em sua
historicidade atrelada a mecanismos políticos e de luta do movimento negro contra
a exclusão e desigualdade étnico-racial e de classe na sociedade brasileira,
e, principalmente, na universidade. Considerará a plêiade do debate político,
econômico, acadêmico e ideológico que circunscreve as cotas nas universidades
no Brasil, tanto no estudo das relações raciais brasileira, como na imprensa.
Considerará a implementação das cotas étnico-raciais como instrumento legítimo de
luta pela educação, considerando-a como direito social dos grupos historicamente
apartados de princípios constituidores da emancipação social, da cidadania e dos
direitos humanos.
* 2. GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
*3. O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA partindo da coleção AFRICA UNESCO E OUTRAS EDICÕES
Visão introdutória da anterioridade africana; o tráfico Atlântico, o colonialismo
e a descolonização - discussão historiográfica e novas metodologias de
pesquisa. A formação da diáspora africana nas Américas e a escravidão no
Brasil. Apontamentos sobre a situação pós-colonial em África e os desafios da
contemporaneidade. O tardio ensino de História da África no Brasil e a necessidade
de uma lei -- causas e consequências. Uma história da lei e dos Agentes de
Implementação da Lei. Perspectivas da pesquisa historiográfica e do ensino da
História da África e da História e Cultura Afro-brasileira.
*4. LEI 10.639/03 e 11645/08 E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA E AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
5. RAIZ FORTE (questões sobre a estética afro-brasileira e indigenas)
6. A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.
Direito Humano à Alimentação Adequada. Segurança Alimentar e Nutricional.
Decreto nº 6.040/2007. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Plano Nacional de Segurança (PLANSAN). Marcos Legais. Diretrizes do PLANSAN
relacionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais.
7. ROÇA JEJE OBETOGUNDA – UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ RESISTÊNCIA NA PERIFERIA DA CIDADE NATAL E NO RIO GRANDE DO NORTE
8. COMUNIDADES DO TAPARA, CATU E AMARELÃO SEUS DESAFIOS E SUPERAÇÕES
9. COMUNIDADES
KILOMBOLAS E SUAS RAÍZES E DESAFIOS
10. O “PAR” PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS COMO FORMA DE INLCUSÃO E CONTROLE SOCIAL NOS RECURSOS DO MEC/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
10. O “PAR” PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS COMO FORMA DE INLCUSÃO E CONTROLE SOCIAL NOS RECURSOS DO MEC/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
*11. A COR DA CULTURA UMA TECNOLOGIA SOCIAL DISPONIVEL A TODOS... E UM
DESAFIO A SER CONQUISTADO.
12. SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL A PARTIR DAS LEGISLAÇÕES EXISTENTES.
COM RECORTE HEPAIDS E ANEMIA FALCIFOME E PATOLOGIAS CARDIACAS...
13. UM RECORTE ETNICO RACIAL CIGANO NO RIO GRANDE
DO NORTE
*14. INTOLERÂNCIAS E RELIGIOSIDADES UM PERFIL A SER
SUPERADO NO RIO GRANDE DO NORTE NO BRASIL E NO MUNDO.
15. exposição de
baners em todos os seminários como vista tecnica de experiências entre os participantes e artigos e trabalhos
realizados pelos educadores e educadoras com experiências vivas do recorte étnico
racial no estado do RN e no Brasil propiciando assim um reforço continuado de
ações e saberes recorte ERER (EDUCAÇÃO DAS RELEÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS) ....
16. CONFERENCIA
LIVRE – CONAE 2014 – certificada em plantaforma MEC E JÁ DISPONIVEL E MODERADA
NACIONALMENTE AQUI PELO RN na pessoa do educador Fernandes Jose
*TOPICOS
A SEREM REPLICADOS RODAS DE CONVERSA NOS SEGUNDO DIA E NO PRIMEIRO DIAS EM
GRANDE RODA ABERTA
Assessoria técnica educação étnico racial e
diversidades e inclusão –meio ambiente e cultura
Saúde na escola
Membro
da Coordenação Colegiada Nacional FORUN ERER MEC/SECADI
Fórum Permanente de Educação Diversidades
Étnico Racial do RN/MEC-SECADI
REDE MANDACARU BRASIL
http://mandacarurn.blogspot.com.br/
84 88035580
Nenhum comentário:
Postar um comentário