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sexta-feira, 29 de março de 2013

Seminário Potiguar e Brasileiro de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras: Vistas as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA... E Seminários regionais e locais Potiguares e Brasileiros de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras: Vistas as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA...





MINISTERIO DA EDUCAÇÃO - MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES E INCLUSÃO - SECADI
Fórum Permanente de Educação Diversidades Étnico Racial do RN/MEC-SECADI
http://fpedern.blogspot.com.br/



Natal-RN,  29 de março de 2013.


Oficio 016/13 Fórum Permanente de Educação Diversidades Étnico Racial do RN/MEC-SECADI
À  Secretaria de educação do estado – RN  e secretaria de justiça do estado do RN
CC0:  À Secretaria Nacional de educação e diversidade étnico racial SECADI/MEC/DF.


PROPOSTA PARA SEGMENTAÇÃO DO:
Seminário Potiguar e Brasileiro de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras: Vistas as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA...
E Seminários regionais e locais Potiguares e Brasileiros de Educação das Relações Raciais Afro-Brasileiras: Vistas as leis 10.639/03 e 11645/08. UMA AÇÃO CONTINUADA...


Os palestrantes seram defindos a partir de nomes e currículos existentes junto ao forun ERER RN/MEC SACADI a serem socializados a posterior.

Locais possíveis: Verificar agenda
1. Cemure, complexo cultural UERN-ZONA NORTE para encontrão estadual
2. locais nos espaços públicos quando estes aconetecerem nas regionais e nos municpios...

- DIAS: PREVISTOS (DOIS) CARGA HORARIA DE 16 HORAS COM PREVISÃO DE MAIS 20 HORAS A DISTÂNCIA EM PLANTAFORMA A SER DISPONIBILIZADA WEB EAD PARA CONFERIR CERTIFICAÇÃO: VIA MEC/SECADI FORUN ERER – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RN.
- Solicitamos O2 baners de 1.5 x 2.10 arte a serem definidos
- 50 cartazes do evento
-  500 folderes do evento
- 500 certificações impressas (500) certificações digitaliadas online


- alimentação para 100 educadores (as) partindo da premissa que teremos 100 educadoras (ES) “ a  ser definido no decorrer da mobilização” em cada seminário...
02  dias x 100  = 200 almoços (dois dias)
02  dias x 100 = 200 lanches  (dois dias)
- Outro ponto a ser evidenciado serão quatro seminários regionais a serem definidos pelas regionais existentes priorizando assim na seqüência:

Região metropolitana 
Região serido
Região mato grande
Região oeste
- Veículo a ser disponibilizado para deslocamentos da equipe articulação, ramal telefone a ser disponibilizado para efeito articulação, material escritório a definir, 500   pastas para eventos, 500 (quinhentas) canetas, 500 camisetas, 500 blocos. Impressora, papel, recarga extra de tinta para uso especifico em ações.
 Reprodução de 2000 (dois mil) cd AFRICA DA UNESCO, conforme plantaforma do MEC/SECADI e disponível em domínio público a serem disponiblizados aos educadores e educadoras ao final de cada seminário como forma de incentivo e formação continuada aos educadores e educadoras...

TEMA CENTRAL SERA A EDUCAÇÃO SEUS RECORTES ÉTNICOS-RACIAIS NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO NORTE UM DESAFIO UMA AÇÃO UMA META...
Partindo das experiências e valorizando os profissionais  educacionais que atuam em consonância com as legislações já existentes 10.639 e 11645, efetivando  então a ação, propomos este momento de formação e troca de saberes e experiências como forma alternância para superação ora necessária no tocante ao recorte étnico-racial e suas possibilidades na escola do Brasil....
Com eixos centrais e oficinas propomos um seminário em forma de uma grande  roda de conversa onde teremos num primeiro dia palestras sendo oferecidas e no segundo dia rodas de conversas com inscrições previas sobre assuntos relativos ao tema ora postados abaixo. Partindo das perspectivas e do guia dos fóruns ERER, das próprias leis existentes e das diretrizes educacionais também já regulamentadas pelo MEC/SECADI, propomos então como víeis necessário a formação continuada dos educadores e educadoras no recorte pertinente ERER. Também será oportuno oferecer a oportunidade de publicações com reconhecimento e certificação dos mesmos através de baners e artigos a serem publicados nos ANAIS DO referido seminário integrativo valorizando assim ainda mais a perspectiva acadêmica e popular da troca de saberes e conhecimentos a serem observados e discutidos entre todos  em consonância com a conferencia nacional de educação – CONAE 2014 em consonância realizaremos  conferencia livre dentro da  plataforma MEC/CONAE: que já esta inscrita e confirmada pelo SECADI/MEC e esta disponível para todo o mundo em rede aberta pelo MEC e servindo de base para todos... e a mesma esta sendo moderada pela assessoria tecnica recorte ERER MEC/SECADI FORUN ERER: “Fernandes Rocha/RN” conforme link abaixo
http://redesocialconae.mec.gov.br/index.php/groups/viewdiscussion/8647-questao-etnico-racial-orienta-politicas-educionais-do-mec?groupid=9889

TEMAS E PROPOSIÇÕES A SEREM DEFINIDAS E EXECUTADAS:
*1. O FORUN ERER MEC/SECADI – RN: A PARTIR DO GUIA DE ELABORAÇÃO DE FORUNS ERERs NO BRASIL - AÇÃO AFIRMATIVA: INCLUSÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.


Abordará o contexto das ações Afirmativas no Brasil em sua

historicidade atrelada a mecanismos políticos e de luta do movimento negro contra

a exclusão e desigualdade étnico-racial e de classe na sociedade brasileira,

e, principalmente, na universidade. Considerará a plêiade do debate político,

econômico, acadêmico e ideológico que circunscreve as cotas nas universidades

no Brasil, tanto no estudo das relações raciais brasileira, como na imprensa.

Considerará a implementação das cotas étnico-raciais como instrumento legítimo de

luta pela educação, considerando-a como direito social dos grupos historicamente

apartados de princípios constituidores da emancipação social, da cidadania e dos

direitos humanos.



* 2. GÊNERO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS



*3. O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA partindo da coleção AFRICA UNESCO E OUTRAS EDICÕES


Visão introdutória da anterioridade africana; o tráfico Atlântico, o colonialismo

e a descolonização - discussão historiográfica e novas metodologias de

pesquisa. A formação da diáspora africana nas Américas e a escravidão no

Brasil. Apontamentos sobre a situação pós-colonial em África e os desafios da

contemporaneidade. O tardio ensino de História da África no Brasil e a necessidade

de uma lei -- causas e consequências. Uma história da lei e dos Agentes de

Implementação da Lei. Perspectivas da pesquisa historiográfica e do ensino da

História da África e da História e Cultura Afro-brasileira.



*4. LEI 10.639/03 e 11645/08 E EDUCAÇÃO BÁSICA: A DOCÊNCIA E AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS




5. RAIZ FORTE (questões sobre a estética afro-brasileira e indigenas)



6. A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS.


Direito Humano à Alimentação Adequada. Segurança Alimentar e Nutricional.

Decreto nº 6.040/2007. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Plano Nacional de Segurança (PLANSAN). Marcos Legais. Diretrizes do PLANSAN

relacionadas aos Povos e Comunidades Tradicionais.


7. ROÇA JEJE OBETOGUNDA – UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ RESISTÊNCIA NA PERIFERIA DA CIDADE NATAL E NO RIO GRANDE DO NORTE
8. COMUNIDADES DO TAPARA, CATU E AMARELÃO SEUS DESAFIOS E SUPERAÇÕES
9. COMUNIDADES KILOMBOLAS E SUAS RAÍZES E DESAFIOS


10. O “PAR”  PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS COMO FORMA DE INLCUSÃO E CONTROLE SOCIAL NOS RECURSOS DO MEC/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

*11. A COR DA CULTURA UMA TECNOLOGIA SOCIAL DISPONIVEL A TODOS... E UM DESAFIO A SER CONQUISTADO.
 

12. SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL A PARTIR DAS LEGISLAÇÕES EXISTENTES. COM RECORTE HEPAIDS E ANEMIA FALCIFOME E PATOLOGIAS CARDIACAS...

13. UM RECORTE ETNICO RACIAL CIGANO NO RIO GRANDE DO NORTE

*14.  INTOLERÂNCIAS E RELIGIOSIDADES UM PERFIL A SER SUPERADO NO RIO GRANDE DO NORTE NO BRASIL E NO MUNDO.

15. exposição de baners em todos os seminários como vista tecnica de experiências entre os  participantes e artigos e trabalhos realizados pelos educadores e educadoras com experiências vivas do recorte étnico racial no estado do RN e no Brasil propiciando assim um reforço continuado de ações e saberes recorte ERER (EDUCAÇÃO DAS RELEÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS) ....

16. CONFERENCIA LIVRE – CONAE 2014 – certificada em plantaforma MEC E JÁ DISPONIVEL E MODERADA NACIONALMENTE AQUI PELO RN na pessoa do educador Fernandes Jose

*TOPICOS A SEREM REPLICADOS RODAS DE CONVERSA NOS SEGUNDO DIA E NO PRIMEIRO DIAS EM GRANDE RODA ABERTA




http://signatures.mylivesignature.com/54489/267/C5773403A702F5AECFCB6BB95FF8E3B6.png 
Assessoria técnica educação étnico racial e diversidades e inclusão –meio ambiente e cultura
Saúde na escola
Membro  da Coordenação Colegiada Nacional FORUN ERER MEC/SECADI
Fórum Permanente de Educação Diversidades Étnico Racial do RN/MEC-SECADI
REDE MANDACARU BRASIL
mandacarurn@gmail.com     -                                            http://fpedern.blogspot.com.br/

http://mandacarurn.blogspot.com.br/
84 88035580


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