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domingo, 17 de março de 2013

RELATOS DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE em Brasília - MEC SECADI DF

RELATOS DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE em Brasília - MEC SECADI DF

Muita reunião para as ações futuras. RUMO A CONAE 2014 E CONAPIR 2013
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE em Brasília


RELATÓRIO DA REUNIÃO DA COMISSÃO TÉCNICA NACIONAL DE DIVERSIDADE PARA ASSUNTOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DOS AFRO-BRASILEIROS – CADARA/FORUNS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
Brasília, dias 6 e 7 de março de 2013
Ministério da Educação, Auditório Principal
Dia 6 de março
A reunião teve inicio às 9:15h, com a instalação da mesa de abertura composta por Ilma Fátima de Jesus (SECADI), Nilma Lino Gomes (CNE), Benedita Rosa (Comunidades quilombolas) Thiago Tobias (Assessor do MEC), Macaé Evaristo (Secretária da SECADI), Raimundo Jorge (CADARA),Francisco Chagas (Fórum Nacional de Educação).
Após as saudações a Sra. Macaé Evaristo, nova secretária da SECADI falou da sua trajetória como professora de Educação Básica e da sua militância nos diversos campos da educação e como Secretária de educação da cidade de Belo Horizonte. Discorre da sua proposta de gestão apontado que seu propósito é de colocar a SECADI no processo de transformação do Estado, trabalhando para que a causa da igualdade racial transforme não só a educação, mas toda a sociedade. Propõe que seja efetuada mensalmente uma conferência virtual com a participação de todos os Fóruns de Diversidade na Educação.
O Sr Thiago Tobias após saudar a mesa e os presentes, afirma que pela primeira vez o MEC possibilitou que a SECADI fosse dirigida por duas mulheres negras e que os três dirigentes tem origem no movimento social. Informou que o Ministro da Educação está muito empenhado na consolidação das políticas de cotas. Afirma que houve um avanço político, mas que é necessário avançar na gestão dessa política.
Benedita Rosa informa que está melhor a articulação entre os quilombolas e entende que a educação étnico-racial é dever de todos.
Após o encerramento da mesa de abertura, passou-se ao segundo ponto da pauta:
Ações para a Lei 10.639/03 da Coordenação Geral de Educação para as Relações Étnico-raciais/Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-raciais.E INCLUSÃO.
A senhora Ilma Fátima fez um relato das políticas traçadas pela SECADI e as perspectivas de ampliação das ações daquela secretaria no campo da educação para a diversidade. Falou da necessidade de maior articulação dos Fóruns estaduais com a SECADI e do papel que devem exercer nos estado e junto aos diversos órgãos envolvidos com a educação. Falou da criação de um site para contemplar os 10 anos da Lei 10.639/03 com todas as ações criadas para a implementação da mesma. O site deverá ser lançado em 21 de março dado a importância desta data. No site deverá ter um link para o Fórum Nacional e para a CONAE. Orienta que o mesmo deverá ser feito pelos fóruns estaduais. Está em curso a finalização do 9º volume do HGA que será lançado em maio em Salvador. Apontou a possibilidade de reunião dos fóruns para abril, junho setembro e novembro.
Raimundo Jorge reforça a aliança do Ministro Mercadante com as ações afirmativas e informa que a UNILAB deve ter um reitor negro.
Os trabalhos da tarde que trataram basicamente de encaminhamentos e estratégias para a participação dos Fóruns na Conferência Nacional de Educação de 2014. Tendo como debatedores: Raimundo Jorge (CADARA) e o profº Francisco das Chagas (Coordenação do Fórum Nacional de Educação).
Trata-se de Conferencia para a “revisão” da Conferencia anterior. Uma das questões muito discutidas foi o fato do Plano Nacional de Educação, de 2010, ainda não ter sido votado pelo Congresso Nacional. Francisco das Chagas falou da importância dos Fóruns estaduais interagirem com o Fórum nacional. Informou que na questão das diversidades o Fórum Nacional de Educação criou cadeiras para os indígenas, LGBT, mulheres. Para os afro-brasileiros já havia lugar garantido. Diz que por conta das discussões sobre diversidade (inclusão) a ideia é que nesta CONAE essa questão seja discutida em todos os eixos e transversalmente. Ainda assim, o eixo 2 será dedicado exclusivamente a diversidade. Informou ainda que na 3ª semana de março será uma Semana de Mobilização para a CONAE. fora feito diversas abordagens sobre a antiga CONAE 2010 e os desafios que o estados passaram no tocante a mesma inclusive as dificuldades encontradas inclusive pelo estado do pernanbuco e do rio grande do norte esperando respostas que nao vieram dos interlocutores terminando a discussão dizendo que A LUTA DEVERIA SER NO ESTADO COM FNE LOCAL...
Os Fóruns receberam orientação para convocar/participar das reuniões para a Conferência e promoverem Conferências Livres sobre a CONAE 2014, além de buscarem garantir vagas como delegado.  FORA APRESENTADO EXPERIENCIAS  DO RIO GRANDE DO NORTE COM O SITO BLOG: http://fpedern.blogspot.com.br/ BEM COMO A CONFERENCIA LIVRE QUE JA ESTA NO SITE DO MEC: REDE SOCIAL DO MEC CONAE 2014... CONVIDANDO  A TODOS E TODAS A PARTICIPAR A NIVEL NACIONAL SENDO MODERADO PELO EDUCADOR: FERNANDES  JOSE  DO RIO GRANDE DO NORTE

educação etnico racial desafio e conquistas a partir das leis 10639 e 11 645 e participação nos foruns permanentes de educação e diversidade etnico racial nos estados e municipio e junto ao MEC/SECADI - 

http://redesocialconae.mec.gov.br/index.php/groups/viewgroup/9889-educacao-etnico-racial-desafio-e-conquistas-a-partir-das-leis-10639-e-11-645-e-participacao-nos-foruns-permanentes-de-educacao-e-diversidade-etnico-racial-nos-estados-e-municipio-e-junto-ao-mec-secadi 

EXPERIENCIA QUE FORAM APRESENTADAS PELA PROFESSORA NILMA LINO QUANDO CONFERENCIA EDUCAÇÃO CONAE NACIONAL LIVRE ACONTECIA DENTRO DO MEC EM BRASILIA PARA NOSSO ORGULHO E LUTA NOSSAS AÇÕES AQUI NO RN APESAR DAS DIFICULDADES INUMERAS INCLUSIVE SERE RECEBIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESTRUIÇÃO DE NOSSA COEPIR E VITORIAS A APRESENTAÇÃO DO CURSO A COR DA CULTURA NO RN ENTRE OUTRAS AÇÕES, FOMOS CITADOS PELO PROTAGONISMO DE MODERAR CONFERENCIA NACIONAL LIVRE NA REDE  MEC DA CONAE 2014.

Destacou-se a importância de articulação com outros setores, principalmente dos movimentos sociais no sentido de garantir a aprovação das propostas referentes a Educação para as Relações Étnico-raciais. Em seguida a plenária foi dividida em grupos de trabalho para revisão e novas propostas e estratégias para os seguintes eixos da Conferência Nacional de Educação:
Eixo 1 - Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;
Eixo 2- Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos:
Eixo 3 – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;
Eixo 4 – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
Eixo 5 – Gestão Democrática, Participação e Controle Social
Eixo 6 – Valorização dos Profissionais de Educação: Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
Eixo 7 – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.
Dia 7 de março.
As atividades tiveram inicio com uma série de encaminhamentos sobre a participação na CONAE, com recomendações sobre a necessidade de que as propostas a serem apresentadas tenham sido aprovadas em pelo menos 5 estados. Sobre a questão de indicação de delegados por órgão governamentais atropelando as decisões dos estados e municípios  E MOVIMENTOS SOCIAIS RECORTE RACIAL na escolha de delegados. Outra questão abordada foi a quantidade de 50 delegados para o movimento negro em todo o Brasil.COM MUITAS CRITICAS... A ESSE PONTO QUE FORA VERTICALIZADO....
Encerrada essa parte, os grupos apresentaram os resultados do trabalho realizado no dia anterior.
A parte da tarde foi toda dedicada a uma Conferência Livre sobre a CONAE 2014.  SOB A ARTICULAÇÃO DAS PROFESSROAS ILMA E NILMA COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ESATDOS E COMISSÃO NACIONAL RECORTE ETNICO RACIAL DO MEC/SECADI FORUNS E CADARA, Os assuntos abordados foram praticamente os discutidos no dia anterior COM A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE DISCUSSÃO EM EIXOS SEGUINDO A METODOLOGIA DA CONAE 2014. As 18h00 , o encontro foi encerrado. 
 

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