Memória, cultura e identidade: a educação para as relações étnico-raciais nas escolas quilombolas do Rio Grande do Norte
Protocolo do SIGProj: 78177.394.95957.15042011
De:10/02/2012 à 23/12/2012
Coordenador-Extensionista
José Glebson Vieira
José Glebson Vieira
Instituição
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Unidade Geral
UGP - Unidade Geral Padrão
UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
UOP - Unidade de Origem Padrão
UOP - Unidade de Origem Padrão
Resumo da Ação de Extensão
O Projeto de Extensão “Memória, cultura e identidade: a educação para as relações étnico-raciais nas escolas quilombolas do Rio Grande do Norte” foi construído a partir da Lei 10.639/03, combinada com a resolução nº 1 do CNE/MEC, e tem como base conceitual o questionamento das políticas públicas universais numa sociedade historicamente desigual. Envolve um conjunto de atividades que integram o ensino, a pesquisa e a extensão com foco em comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, à saber: 1) levantamento da situação educacional e do perfil dos profissionais que atuam nas escolas quilombolas, ou nas comunidades próximas que atendem a população quilombola; 2) formação de professores que atuam com quilombolas, através de curso formativos e no aprendizado das tecnologias sociais, assistivas e da informação; 3) construção de um programa de pesquisa junto às comunidades quilombolas voltado à produção de material didático para o ensino-aprendizagem; o foco será as elaborações nativas sobre memória, cultura e modos de transmissão e enunciação; a análise do projeto pedagógico da Escola será uma atividade a ser desenvolvida observando a inclusão da questão da diversidade cultural, além do questionamento sobre o espaço da História da África e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
O Projeto de Extensão “Memória, cultura e identidade: a educação para as relações étnico-raciais nas escolas quilombolas do Rio Grande do Norte” foi construído a partir da Lei 10.639/03, combinada com a resolução nº 1 do CNE/MEC, e tem como base conceitual o questionamento das políticas públicas universais numa sociedade historicamente desigual. Envolve um conjunto de atividades que integram o ensino, a pesquisa e a extensão com foco em comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, à saber: 1) levantamento da situação educacional e do perfil dos profissionais que atuam nas escolas quilombolas, ou nas comunidades próximas que atendem a população quilombola; 2) formação de professores que atuam com quilombolas, através de curso formativos e no aprendizado das tecnologias sociais, assistivas e da informação; 3) construção de um programa de pesquisa junto às comunidades quilombolas voltado à produção de material didático para o ensino-aprendizagem; o foco será as elaborações nativas sobre memória, cultura e modos de transmissão e enunciação; a análise do projeto pedagógico da Escola será uma atividade a ser desenvolvida observando a inclusão da questão da diversidade cultural, além do questionamento sobre o espaço da História da África e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.
Palavras-chave
memória, Educação quilombola, Formação continuada, identidade, racismo
memória, Educação quilombola, Formação continuada, identidade, racismo
Público-Alvo
As ações extensionistas serão desenvolvidas em duas comunidades quilombolas (Jatobá e Pêga) de 02 municípios potiguares (Patu e Portalegre). O público alvo inicial compreende os professores quilombolas que desempenham atividades docentes nas escolas situadas nas próprias comunidades ou professores quilombolas ou não que atuam em escolas fora das comunidades onde os alunos quilombolas estão matriculados. Estima-se um total de 20 professores.
As ações extensionistas serão desenvolvidas em duas comunidades quilombolas (Jatobá e Pêga) de 02 municípios potiguares (Patu e Portalegre). O público alvo inicial compreende os professores quilombolas que desempenham atividades docentes nas escolas situadas nas próprias comunidades ou professores quilombolas ou não que atuam em escolas fora das comunidades onde os alunos quilombolas estão matriculados. Estima-se um total de 20 professores.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
Fone/fax: (084) 3315-2195 ou 3315-2191 E-mail: neab@uern.br
Fone/fax: (084) 3315-2195 ou 3315-2191 E-mail: neab@uern.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário