CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

UFPA inscreve para vestibular especial para populações tradicionais da Amazônia

Posted: 05 Nov 2015 10:24 AM PST

Está aberto o período de inscrições para o Processo Seletivo Especial - 5 (PSE5) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O concurso oferta 717 vagas em 169 cursos de graduação, distribuídos em 19 municípios paraenses. As vagas são especificamente para candidatos indígenas, quilombolas e interessados no curso especial de Etnodesenvolvimento. 

As inscrições podem ser feitas entre o dia 29 de outubro e o dia 18 de dezembro pelo site do Centro de Processos Seletivo (Ceps). A participação no concurso é gratuita, mas os candidatos devem imprimir, no sistema, o “boleto de pagamento” para comprovar sua inscrição.

Novidades – De acordo com o diretor do Ceps, em exercício, Arquimimo Almeida, há novidades no concurso deste ano. “Planejamos um prazo de inscrição mais longo em razão da necessidade de deslocamento que estes estudantes têm para se inscrever e participar do concurso, já que muitos precisam se deslocar de aldeias e outras comunidades”.
Outra novidade é a flexibilização do curso de Etnodesenvolvimento para o Marajó. “Esta graduação sempre foi ofertada em Altamira, mas os coordenadores do curso avaliaram a demanda de outras comunidades para receber essa oportunidade de ingresso no ensino superior e, por isso, este ano, o curso será ofertado em Soure”, destaca Arquimimo Almeida. De acordo com o diretor do Ceps, a região foi escolhida por causa da presença de populações tradicionais, especialmente descendentes de quilombolas e ribeirinhos.

Vagas especiais – As vagas do PSE–5 são relativas à política de ações afirmativas da UFPA. Das 717 vagas ofertadas, 336 são para candidatos indígenas e outras 336 para estudantes quilombolas. Esses números correspondem a quatro vagas a mais criadas em cada curso de graduação ofertado pelo PS2016 da UFPA. As demais 45 vagas são referentes ao curso de Etnodesenvolvimento, agora flexibilizado para Soure.
A UFPA reitera que todos os candidatos ao PSE–5 precisam apresentar documentos que comprovem seu pertencimento às comunidades tradicionais da Amazônia e ou do Brasil, conforme as regras apontadas no edital.

Datas importantes – Os candidatos poderão acessar seu cartão de inscrição no site do Ceps a partir do dia 05 de janeiro de 2016. A primeira fase do concurso (a prova de redação e língua portuguesa) está marcada para o dia 17 de janeiro de 2016 nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá e Soure. Já a segunda fase (composta por uma entrevista individual com análise do histórico escolar do ensino médio e da declaração de pertencimento) acontece de 2 a 5 de março de 2016.


Serviço:
Inscrições para o Processo Especial - 5 (PSE5) da UFPA
Período: entre o dia 29 de outubro e o dia 18 de dezembro de 2015.
Pelo site do Centro de Processos Seletivo (ceps).
Texto: Ascom / UFPA
Foto: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA