CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

domingo, 1 de novembro de 2015

Direitos das crianças à liberdade religiosa devem ser protegidos, diz relator especial da ONU




Heiner Bielefeldt destacou papel de governos, comunidades religiosas e pais na proteção do direito das crianças à liberdade de crença.
Criança participa de cerimônia religiosa em Salvador (BA). Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Criança participa de cerimônia religiosa em Salvador (BA). Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Direitos das crianças à liberdade religiosa devem ser protegidos, diz relator especial da ONU



O especialista em direitos humanos da ONU, Heiner Bielefeldt, convocou países membros das Nações Unidas durante encontro na Assembleia Geral, na última sexta-feira (23), a respeitar as práticas religiosas das crianças e suas famílias.
“Crianças, normalmente meninas, de minorias religiosas por exemplo, são tiradas e forçadamente convertidas a outra religião por meio do casamento compulsório precoce”, acrescentou.
Bielefeldt convidou também comunidades religiosas do mundo todo e pais das crianças a garantir a liberdade de religião e crença das crianças inseridas nesses meios.
“Enquanto em muitas situações de violações, os direitos da criança e os direitos dos seus pais podem ser afetados em conjunto, não é sempre o caso”, observou Bielefeldt. “Os interesses de pais e filhos não são necessariamente idênticos, como no âmbito da liberdade de religião ou crença.”
O especialista destacou que os pais ou responsáveis legais têm o direito e o dever de orientar a criança no exercício da sua liberdade de religião ou crença. “Essa direção deve ser dada de uma forma consistente com as capacidades em desenvolvimento da criança, a fim de facilitar um papel cada vez mais ativo da criança no exercício da sua liberdade de religião ou crença, respeitando a criança como uma titular de direitos desde o início”, disse ele.
“Os pais também não são obrigados a fornecer uma educação religiosa ‘neutro’ em nome do direito da criança a um ‘futuro aberto’”, acrescentou. “Os direitos dos pais à liberdade de religião ou crença inclui seus direitos de educar suas crianças de acordo com sua própria convicção e de introduzir seus filhos a rituais religiosos de iniciação”, lembrou.

http://nacoesunidas.org/direitos-das-criancas-a-liberdade-religiosa-devem-ser-protegidos-diz-relator-especial-da-onu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA