PARA SABER MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO ETNICO RACIAL NO BRASIL/FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL DO RN...
FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL DO RN
http://fpedern.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/feederrn
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir)
Fundação Cultural Palmares
Unicef (Campanha por uma infância sem racismo )
Formação – Centro de Educação Básica
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir)
Fundação Cultural Palmares
Unicef (Campanha por uma infância sem racismo )
Formação – Centro de Educação Básica
Recursos didáticos
Vídeos “Debates e perspectivas para a institucionalização da Lei n. 10.639/2003”, desenvolvidos pelo Programa Brasil – África, da Unesco
A Cor da Cultura – Projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto de uma parceria entre MEC, Fundação Cultural Palmares, Canal Futura, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN)
Coleção História Geral da África – Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África. Foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento
Coleção Percepções da Diferença – A coleção Percepções da Diferença: Negros e Brancos na escola é destinada a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os dez volumes que compõem a coleção chamam atenção para momentos em que a diferenciação ocorre, quando se torna discriminatória, e sugerem formas para lidar com esses atos de modo a colaborar para que a autoestima e o respeito entre crianças sejam construídos
Unidade na Diversidade – É um portal que tem como objetivo oferecer à comunidade educacional brasileira um ponto de encontro onde questões de preconceito e discriminação baseadas em gênero, raça e etnia possam ser discutidas, buscando-se caminhos para a solução do problema
DHNet – Site com diversos documentos, normativas nacionais e internacionais, vídeos e materiais
sobre Direitos Humanos
Formação em Educação, Direitos Humanos e Relações Raciais – Blog dos cursos “Formação em Direitos Humanos” da Ação Educativa. Contém biblioteca de textos de referência, vídeos e outras informações sobre educação e relações raciais e o direito humano à educação
A Cor da Cultura – Projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira por meio de programas audiovisuais, fruto de uma parceria entre MEC, Fundação Cultural Palmares, Canal Futura, Petrobras e Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN)
Coleção História Geral da África – Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África. Foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento
Coleção Percepções da Diferença – A coleção Percepções da Diferença: Negros e Brancos na escola é destinada a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os dez volumes que compõem a coleção chamam atenção para momentos em que a diferenciação ocorre, quando se torna discriminatória, e sugerem formas para lidar com esses atos de modo a colaborar para que a autoestima e o respeito entre crianças sejam construídos
Unidade na Diversidade – É um portal que tem como objetivo oferecer à comunidade educacional brasileira um ponto de encontro onde questões de preconceito e discriminação baseadas em gênero, raça e etnia possam ser discutidas, buscando-se caminhos para a solução do problema
DHNet – Site com diversos documentos, normativas nacionais e internacionais, vídeos e materiais
sobre Direitos Humanos
Formação em Educação, Direitos Humanos e Relações Raciais – Blog dos cursos “Formação em Direitos Humanos” da Ação Educativa. Contém biblioteca de textos de referência, vídeos e outras informações sobre educação e relações raciais e o direito humano à educação
Planos de aula e outros materiais
www.ceao.ufba.br/2007/livrosvideos.php
www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula
www.fazervaleralei.blogspot.com.br/
www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
www.afrouneb.uneb.br
diferencaediversidade.blogspot.com.br
www.letras.ufmg.br/literafro/frame.htm (Literatura afro/UFMG)
www.africaeafricanidades.com/ (Revista África e Africanidades)
www.casadasafricas.org.br (Espaço de estudos sobre sociedades africanas)
www.irohin.org.br (jornal)
www.cultne.com.br
www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/planos-de-aula
www.fazervaleralei.blogspot.com.br/
www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
www.afrouneb.uneb.br
diferencaediversidade.blogspot.com.br
www.letras.ufmg.br/literafro/frame.htm (Literatura afro/UFMG)
www.africaeafricanidades.com/ (Revista África e Africanidades)
www.casadasafricas.org.br (Espaço de estudos sobre sociedades africanas)
www.irohin.org.br (jornal)
www.cultne.com.br
Pesquisas, dados e estatísticas
LAESER – Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais do Instituto de Economia da UFRJ
Consulta Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola (Ação Educativa/CEERT/CEAFRO/Núcleo de Gênero e Raça da Prefeitura de Belo Horizonte, 2007)
Contribuições para a Implementação da Lei n. 10.639/2003 (Grupo Interministerial/2008)
Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça (SPM/Unifem/IPEA)
Preconceito e discriminação no ambiente escolar (FIPE/USP/INEP)
As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição (IPEA/2009)
Consulta Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola (Ação Educativa/CEERT/CEAFRO/Núcleo de Gênero e Raça da Prefeitura de Belo Horizonte, 2007)
Contribuições para a Implementação da Lei n. 10.639/2003 (Grupo Interministerial/2008)
Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça (SPM/Unifem/IPEA)
Preconceito e discriminação no ambiente escolar (FIPE/USP/INEP)
As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição (IPEA/2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário