CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

quarta-feira, 9 de abril de 2014

RESPOSTAS A MEMBROS DO FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICOS RACIAIS MEC/SECADI 04/2014

ÓTIMAS PROPOSTAS E CONCORDO QUE TEMOS QUE SER OUVIDOS PELOS GESTORES E NÃO CONVERSAR ENTRE NOS MESMOS SABEMOS QUE APOS A MESA INICIAL,  ELA REALMENTE  DESFAZ SERIA INTERESSANTE ACRESCENTAR O FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL DOS FÓRUNS VIA ORÇAMENTOS QUE NUNCA SAIRÃO  DO PAPEL (PELO MENOS AQUI NO RIO GRANDE DO NORTE),  SOLICITAÇÃO ESTA QUE VEM SENDO CONSTRUÍDA A MUITO TEMPO E NOS NÃO AVANÇAMOS EM NADA DEPENDENDO  TOTALMENTE DA BOA VONTADE DOS GESTORES ESTADO E MUNICÍPIO E DAS ORGANIZAÇÕES PRINCIPALMENTE N]AO GOVERNAMENTAIS QUE COMPÕE O FÓRUM, POR OUTRO LADO GESTORES  QUE NEM SEMPRE ESTÃO ABERTOS A EFETIVAÇÃO E CONSTRUÇÃO COLETIVA,  ESSE APOIO PODERIA SER DADO VIA (PAR) PLANO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS DAS PRÓPRIAS SECRETARIAS E DO PRÓPRIO SACADI E SÓ DARMOS UMA OLHADA NA QUANTIDADE RECURSOS E PERCEBER QUE OS FÓRUNS ESTADUAIS E MUNICIPAIS NÃO SÃO CONTEMPLADOS E PODEM E DEVEM PELO (PAR) O DESAFIO E QUE OS GESTORES NEM SEMPRE TEM INTERESSE DE ACRESCENTAR ESTE RECORTE .... FICARIA MAIS FACIAL SEMINÁRIOS. ENCONTROS E O FORTALECIMENTOS,  ARTIGOS, PRATICAS, SOCIALIZAÇÕES, TROCAS, DESLOCAMENTOS, FORMAÇÕES  E OUTROS SABERES A NÍVEL LOCAL ENQUANTO ESTIVERMOS MENDIGANDO RECURSOS FICAREMOS A FALACIAS.... O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL NO (PAR LOCAL ESTADO, MUNICÍPIO JÁ E PRIORIDADE), E SÓ PERCEBER QUE OS NOSSOS ENCONTROS REGIONAIS ESTÃO DESMOBILIZADOS E A DIFICULDADE DE NOSSOS ENCONTROS NACIONAIS.... EM TEMPO QUE DIGA O DESAFIO DA CONAE 2014 (DIGA-SE QUE O PROCESSO DE DESMONTE FORA GRANDE) NOSSO ESTADO E PELO QUE SOUBEMOS EM OUTROS ESTADOS NÃO FI DIFERENTE EM REALIZAR CONFERENCIAS REGIONAIS A TOQUE DE CAIXA E COM CUIA NA MÃO COM A PALAVRA FNE RN E SEUS MEMBROS VISTO QUE NOS SOMOS APENAS UM E NÃO O REPRESENTAMOS...

ESSE MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL E UM DOS POUCOS VÍEIS QUE TEMOS A NOSSA DISPOSIÇÃO MAIS A BUROCRACIA E A FALTA DE VONTADE DA "GESTÃO" NÃO PERMITE  A NOSSA PARTICIPAÇÃO... VAMOS DAR O EXEMPLO O DE CASA : AQUI NO RN A DIFICULDADE E DESMONTE CONTINUA SEMPRE NÃO POR FALTA DE LUTA E ENVIO DE PEDIDOS E CONVERSAS MAIS FALTA O PRINCIPAL VONTADE DE FAZER COM TRANSPARÊNCIA...
QUE DIGA O FNE AQUI NO RN E OUTRAS AÇÕES MAIS CONSEGUIMOS MUITAS VITORIAS  A PEQUENOS PASSOS...


  O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, é um programa estratégico do PDE, e inaugura um novo regime de colaboração, que busca concertar a atuação dos entes federados sem ferir-lhes a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais. Trata-se de um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, que compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
            A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas.
Para auxiliar na elaboração do PAR, o Ministério da Educação criou um novo sistema, o SIMEC – Módulo PAR Plano de Metas -, integrado aos sistemas que já possuía, e que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, representando uma importante evolução tecnológica, com agilidade e transparência nos processos de elaboração, análise e apresentação de resultados dos PAR.
Com metas claras, passíveis de acompanhamento público e controle social, o MEC pode assim disponibilizar, para consulta pública, os relatórios dos Planos de Ações Articuladas elaborados pelos estados e municípios que aderiram ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
            Apresentamos, a seguir, uma breve descrição dos elementos constitutivos do PAR.
Inicialmente, os estados e municípios devem realizar um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. A partir desse diagnóstico, desenvolverão um conjunto coerente de ações que resulta no PAR.
O instrumento para o diagnóstico da situação educacional local está estruturado em quatro grandes dimensões:
1. Gestão Educacional.
2. Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar.
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação.
4. Infra-estrutura Física e Recursos Pedagógicos.
Cada dimensão é composta por áreas de atuação, e cada área apresenta indicadores específicos. Esses indicadores são pontuados segundo a descrição de critérios correspondentes a quatro níveis.
A pontuação gerada para cada indicador é fator determinante para a elaboração do PAR, ou seja, na metodologia adotada, apenas critérios de pontuação 1 e 2, que representam situações insatisfatórias ou inexistentes, podem gerar ações.
Assim, o relatório disponibilizado apresenta as seguintes informações:
1. Síntese por indicador: resultado detalhado da realização do diagnóstico.
2. Síntese da dimensão: resultado quantitativo da realização do diagnóstico.
3. Síntese do PAR: apresenta o detalhamento das ações e subações selecionadas por cada estado ou município.
4. Termo de Cooperação: apresenta a relação de ações e subações que contarão com o apoio técnico do Ministério da Educação.
5. Liberação dos recursos: apresenta a relação de ações que geraram convênio, ou seja, a liberação de recursos financeiros.

Cabe destacar que no presente momento apenas as informações sobre as redes municipais estão disponíveis.


"EXEMPLO ULTIMO PAR DO MUNICIPIO DE NATAL NOSSA CAPITAL QUE SE ENCONTRA NO SISTEMA E ESTE DESATUALIZADO DIGA-SE"

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 24357 QUE ENTRE SI CELEBRAM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC E O MUNICÍPIO DE NATAL/RN REPRESENTADO PELA PREF MUN DE NATAL.

A União, por meio do Ministério da Educação - MEC, inscrito no CNPJ sob o nº 00.394.445/0124-52, com sede na Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Brasília/DF, neste ato representado pelo ministro de Estado Fernando Haddad , e o MUNICÍPIO DE NATAL/RN , representado pela  PREF MUN DE NATAL, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08241747000143, neste ato representada pelo(a) prefeito(a) MICARLA ARAUJO DE SOUSA WEBER, residente e domiciliado(a) em Natal/RN, CPF nº 70178887404, resolvem celebrar o presente Termo de Cooperação Técnica, em conformidade com as peças constantes no Processo nº 23400.004713/2008-09, nos termos do Decreto nº 6094 de 24 de abril de 2007, mediante as cláusulas e condições a seguir estabelecidas:

DO OBJETO 

CLÁUSULA PRIMEIRA - O presente Termo de Cooperação Técnica tem por objeto a conjugação de esforços entre as partes para a promoção de ações e atividades que contribuam para o processo de desenvolvimento educacional do município, visando a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB.

Parágrafo único -  O MEC designa como unidades executoras do presente Termo de Cooperação Técnica o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, a Secretaria de Educação Especial - SEESP, a Secretaria de Educação a Distância - SEED, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC e a Secretaria de Educação Básica - SEB......



Anexo 1

Assistência Técnica do MEC ao Município Natal.

1. Gestão Educacional

  1. Disponibilizar recursos financeiros para 88 unidade(s) escolar(es), para aplicação em projetos decorrentes do PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da Escola.
  2. Construir juntamente com a SME 1 documento(s) com propostas de reordenamento de rede, pelo Programa Microplanejamento Educacional.
  3. Capacitar 1 gestor(es) municipal(is) pelo Pradime - Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação.
  4. Disponibilizar 1 kit(s) de material informativo, para qualificação da equipe da SME, pelo SECAD - Programa Mais Educação (kit informativo).
  5. Atender 30 unidade(s) escolar(es) pelo Programa SECAD - Com-vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola).

2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar

  1. Habilitar 135 professor(es) cursista(s) que atuam na educação infantil (creches) em nível superior, Pedagogia, pela UAB - Universidade Aberta do Brasil - Pedagogia.
  2. Capacitar 200 professor(es) cursista(s) em curso de formação continuada, pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento - Professores Educação Infantil.
  3. Disponibilizar 1 kit(s) de material para capacitação de professores em temas da diversidade, pela SECAD - Direitos Humanos.
  4. Capacitar 200 professor(es) cursista(s) dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, em curso de formação continuada em temas da diversidade, pela SECAD - Formação para Diversidade - Educação Integral e Integrada .
  5. Capacitar 200 professor(es) cursista(s) dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, em curso de formação continuada em Alfabetização e Letramento e Educação Matemática, pela (S) Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento e Educação Matemática.
  6. Capacitar 200 professor(es) cursista(s) dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, em curso de formação continuada em opções metodológicas para o processo de alfabetização, pelo Praler - Programa de Apoio à Leitura e à Escrita .
  7. Capacitar 100 professor(es) cursista(s) dos anos/séries finais do ensino fundamental, em curso de formação continuada em temas da diversidade, pela SECAD - Formação para Diversidade - Educação Ambiental.
  8. Capacitar 40 professor(es) cursista(s) dos anos/séries finais do ensino fundamental, em curso de aperfeiçoamento na área de Educação Matemática e Científica, pela (S) Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento em Educação Matemática e Científica para Anos Finais do Ensino Fundamental.
  9. Capacitar 40 professor(es) cursista(s) dos anos/séries finais do ensino fundamental, em curso de aperfeiçoamento na área de ensino de Ciências Humanas e Sociais, pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento em Ciências Humanas e Sociais para Anos Finais do Ensino Fundamental
  10. Capacitar 320 professor(es) cursista(s) em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, pela SECAD - Formação para Diversidade - Educação das Relações Étnico-raciais.
  11. Disponibilizar 320 kit(s) de material para suporte ao processo didático de implantação da Lei 10.639/03, pela SECAD - Formação para Diversidade - Educação das Relações Étnico-raciais.
  12. Capacitar 12 professor(es) cursista(s) que trabalham na educação especial, pela SEESP - Programa de Formação Continuada.
  13. Qualificar 123 funcionário(s) de serviço e apoio escolar, pelo Profuncionário - Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Gestão Escolar).
  14. Qualificar 123 funcionário(s) de serviço e apoio escolar, pelo Profuncionário - Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Multimeios Didáticos).
  15. Qualificar 246 funcionário(s) de serviço e apoio escolar, pelo Profuncionário - Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Alimentação Escolar).

3. Práticas Pedagógicas e Avaliação

  1. Atender 672 aluno(s) do ensino fundamental, em programa específico de correção de fluxo escolar, por meio de tecnologia pré-qualificada no Guia de Tecnologias Educacionais - Programa de Correção de Fluxo Escolar.

4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos

  1. Realizar juntamente com a SME a adequação de 10 unidade(s) escolar(es) tornando-as acessíveis às pessoas com deficiência pelo SEESP - Acessibilidade.
  2. Capacitar 2 servidor(es) da SME para utilização da metodologia do LSE - Levantamento da Situação Escolar .
  3. Implantar em 20 unidade(s) escolar(es) sala(s) de recursos multifuncionais, pela SEESP - Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.
  4. Implantar em 66 unidade(s) escolar(es) programa de conexão à rede mundial de computadores, pelo Proinfo - Banda Larga nas Escolas e Gesac.
  5. Capacitar 123 professor(es) cursista(s) para utilização do material das salas de vídeo, pelo Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (formação continuada para o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação).


http://simec.mec.gov.br/cte/relatoriopublico/principal.php?system=cooperacao&ordem=7&inuid=673&itrid=2&est=RN&mun=Natal&municod=2408102&estuf=RN


Ms. Omo Orisa  Marcello J.Rocha Fernandes, Mabosj - D*Olufom
kiumba  Esu Akirijèbó...

                                               http://lattes.cnpq.br/0183769957675687

REDE MANDACARU BRASIL

RESISTÊNCIA EM TERRAS POTIGUARES NO NORDESTE E NO BRASIL A 23 ANOS:

" centro de resistencia cultura e educação: Ti Oluwa Ni Ile" Ilê Ilê Axé àrà-àiyé Omim ofa Orum fum fum Bara Lona...

BARA KETU E KETU, BARA EXU OMO...

REDE MANDACARURN SEGUINDO COM EFICACIA A 25 ANOS DE RESISTÊNCIA NO NORDESTE
NO BRASIL E NO MUNDO...
PRECISAMOS DE VOCE RECEBEMOS TODO TIPO DE DOAÇÃO INCLUISVE SE VOCE DESEJA ser VOLUNTARIO...

PRECIOSO AJUDE-NOS NESTA OBRA VENHA NOS CONHECER....
><((((º>`·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`··´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>

VISITE NOSSO SITIO E RECOMENDE?///
55 84 88035580

MEMBRO DA EXECUTIVA RN COORDENAÇÃO POTIGUAR DAS ENTIDADES DO MOVIMENTO NEGRO RN 

MEMBRO DA EXECUTIVA DO CENTRO NACIONAL DE ENTIDADES AFRO E AFRO-BRASILEIRAS

COORDENAÇÃO COLEGIADA DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL MEC/SECADI

MEMBRO DA EXECUTIVA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE TEÓLOGOS AFROÍNDIGENAS DA AMERICA LATINA

MEMBRO DA MOBILIZAÇÃO HEPAIDS DO MUNICÍPIO DE NATAL E DA PROGRAMA ESTADUAL DO RN E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

MEMBRO DA EXECUTIVA DA  COMISSÃO DE TERREIROS E RELIGIOSOS DE AFRO E DE TERREIROS DO RN

MEMBRO DA FRENTE PRO OPERACIONALIZAÇÃO DE ATENÇÃO A POPULAÇÃO CARCERARIA E SEMI-RECLUSA DO RN/CNJ - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MEMBRO DA FRENTE FEDERAL DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL - COEP NACIONAL

PARCEIRO DA MOBILIZAÇÃO AMAZÔNIA NEGRA E DISCRIMINAÇÃO RACIAL DO SUL

MEMBRO DA FRENTE NACIONAL AFRO LGBTT

MEMBRO DA FRENTE NACIONAL DE HOMENS DO AXE

MEMBRO DA EXECUTIVA COLEGIADA DO FÓRUM PERMANENTE DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS DE MATRIZ AFRICANA 

PARTICIPE DO FÓRUM LOCAL DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL

PARTICIPE DO FÓRUM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO

PARTICIPE DA COORDENAÇÃO ESTADUAL DE EQUIDADE E SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA DO RN


Metas Estratégicas para 2015: Com seus parceiros, o UNAIDS trabalha para:
 
REDUZIR A TRANSMISSÃO SEXUALACABAR COM A TRANSMISSÃO VERTICALPREVENIR O HIV ENTRE UDIACESSO A TRATAMENTOEVITAR MORTES POR TBPROTEGER OS VULNERÁVEISACABAR COM LEIS PUNITIVASACABAR COM RESTRIÇÕES PARA VIAGENSAPOIAR MULHERES E MENINASACABAR COM A VIOLÊNCIA

PARTICIPE DE NOSSAS AÇÕES DOANDO transforme seu gesto solidario em ação concreta... venha nos conhecer...
 deposite qualquer valor na conta: 9314 AGÊNCIA ITAU NATAL-RN-BRASIL  - aceitamos todos os tipos de doação...
08341 2 NUMERO DA CONTA CORRENTE 

><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>`·.¸¸.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸¸><((((º>









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA