Plano
de aula:
IDENTIDADE UM PROJETO DE VOCÊ MESMO
HEROIS E HEROINAS DE TODO MUNDO É POVO BRASILEIRO...
I. Plano de Aula: Data: a ser definda com Plano politico pedagogico
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
a ser definida
Professor
(a): JOSIMAR ROCHA FERNANDES – OMO ORIXA
FERNANDES JOSE OLUFÃ
Disciplina:
CULTURA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA
Série:
TODOS OS NIVEIS
Turma:
TODOS OS PERIODOS
Período:
IDEM
|
III. Tema:
- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base
historiográfica que sustenta o tema:
Plano
aplicado na Escola
Área
do conhecimento: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, ARTES, CULTURA, CIDADANIA...
-
Herói de todo Mundo:
O
Brasil revê a sua historia e revela a identidade de novos heróis. A serie
apresenta 30 cidadãos afro descendentes, atuantes na cultura, historia,
ciência e do na vida política do pais. Tudo narrado por personalidades negras
contemporâneas.
Sugestões temáticas: Afro-descendência Zumbi dos Palmares Aleijadinho
Auta de Souza
Nisia floresta
História do Brasil Etnias e identidades
Negros do Brasil
|
IV. objetivos:
- Buscar
uma maior compreensão sobre quem somos e bem como as raízes negras do nosso
Brasil nossa identidade e nossos heróis e heroínas muitas vezes esquecidos
pela Historia e por nossas instituições.
-
Compreender-se como parte integrante e importante na sociedade.
-
Entender o porquê de cada um ter um nome. Uma raiz uma genealogia, uma etnia
um povo e seus heróis E BEM COMO OS ESQUECIDOS.
-
Perceber heróis e heroínas da comunidade e do cotidiano e reconhecer estes
nas nossas comunidades e nas nossas famílias.
|
V. Conteúdo:
Link
web:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL20upv2JBXS1zvtjikbNEJ8hegqD_wrE
Documentário,
Brasil, 2004, COR.
Direção: Roberto Gervitz e Sergio Toledo
São “30
documentários apresentando aspectos da biografia de cidadãos e cidadãs
brasileiras afrodescendentes, atuantes na nossa História nos campos da
cultura, da ciência e da vida política. A trajetória desses heróis é
apresentada por outros ilustres negros brasileiros, que reproduzem suas falas
e, no final, dizem seu nome e área de atuação, qualificando-se,
orgulhosamente, como “cidadão (cidadã) negro(a) brasileiro(a)”.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
- Partindo do filme e suas Historias
enfocar a importância de nossas identidades e bem como as realidades étnicas e
a valorização do conceito identitario e nossas raízes matriciais em especial
nesta aula a africana e afro brasileira
-
Conversa dirigida, explicar que cada um tem um nome, uma historia que não
pode ser esquecida, porque somos importantes e, mesmo que haja nomes iguais
cada um tem uma identidade, cada um é único e especial e acima de tudo nossas
raízes negras e étnicas e suas importâncias.
-
Confecção de “Carteira de identidade” no qual deverá constar o nome do educando
(a), o nome dos seus familiares valorizando assim as “diversas constituições
familiares” e sua data de nascimento;
-
Conversa dirigida questionar as sobre qual a origem de seus nomes, quem
escolheu e por quê? E questionar e construir juntos a origem de nossos nomes;
-
Identificação dos nomes escritos nos crachás confeccionados pelos próprios educandos
e educandas.
|
VII. Recursos
didáticos:
Notebook,
vídeo HEROI DE TODO MUNDO, projetor, espaço para projeção, cartolina, caneta,
tarjas coloridas, tarjas brancas, canetinha, tesouras, lápis de cor...
|
VIII. Avaliação:
-
Participa ativamente das atividades propostas;
-
Mostrar-se atento e entrosado durante as atividades;
-
Reconhecimento de seu nome suas raízes e suas origens;
-
Identidade (quem sou eu)
- De onde
vim...
- quem
são os meus ancestrais...
- Eu
tenho uma Etnia...
- Heróis
de todo mundo da sua escolha um do vídeo aula e outra (o) da comunidade, família...
-
Compreende que cada um tem um nome e uma identidade;
-
Compreende o que é identidade.
Instrumentos
de avaliação:
Identificação
dos nomes nas tarjas e confecção das carteirinhas/crachas, mural com suas
raízes e a escolha dos heróis e uma heroínas... E a posterior pesquisar sua
historia e expor em mural... Destacar um herói da comunidade em que vive...
|
XIX. Bibliografia:
VIDEO HEROI DE TODO MUNDO PROJETO A COR DA CULTURA – FUNDACÃO
ROBERTO MARINHO/MEC/SECADI...
- Documentário,
Brasil, 2004, COR.
Direção: Roberto Gervitz e Sergio Toledo
https://www.youtube.com/playlist?list=PL20upv2JBXS1z-vtjikbNEJ8hegqD_wrE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário