CONTRIBUA COM NOSSAS AÇÕES... ENTIDADE PARCEIRA REDE MANDACARU BRASIL

sábado, 9 de maio de 2015

Plano de aula: IDENTIDADE UM PROJETO DE VOCÊ MESMO HEROIS E HEROINAS DE TODO MUNDO É POVO BRASILEIRO...

Plano de aula:

 IDENTIDADE UM PROJETO DE VOCÊ MESMO
HEROIS E HEROINAS DE TODO MUNDO É POVO BRASILEIRO...







I. Plano de Aula: Data: a ser definda com Plano politico pedagogico
II. Dados de Identificação:

Escola: a ser definida
Professor (a): JOSIMAR ROCHA FERNANDES – OMO ORIXA FERNANDES JOSE OLUFÃ
Disciplina: CULTURA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA
Série: TODOS OS NIVEIS
Turma: TODOS OS PERIODOS
Período: IDEM

III. Tema:

- o tema específico a ser desenvolvido nesta aula
- conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema:

Plano aplicado na Escola

Área do conhecimento: SOCIOLOGIA, HISTÓRIA, ARTES, CULTURA, CIDADANIA...

- Herói de todo Mundo:
O Brasil revê a sua historia e revela a identidade de novos heróis. A serie apresenta 30 cidadãos afro descendentes, atuantes na cultura, historia, ciência e do na vida política do pais. Tudo narrado por personalidades negras contemporâneas.


Sugestões temáticas:

Afro-descendência
Zumbi dos Palmares
Aleijadinho
Auta de Souza
Nisia floresta
História do Brasil
Etnias e identidades
Negros do Brasil


IV. objetivos:

- Buscar uma maior compreensão sobre quem somos e bem como as raízes negras do nosso Brasil nossa identidade e nossos heróis e heroínas muitas vezes esquecidos pela Historia e por nossas instituições.
- Compreender-se como parte integrante e importante na sociedade.
- Entender o porquê de cada um ter um nome. Uma raiz uma genealogia, uma etnia um povo e seus heróis E BEM COMO OS ESQUECIDOS.
- Perceber heróis e heroínas da comunidade e do cotidiano e reconhecer estes nas nossas comunidades e nas nossas famílias.

V. Conteúdo:

Link web:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL20upv2JBXS1zvtjikbNEJ8hegqD_wrE

Documentário, Brasil, 2004, COR.


Direção: Roberto Gervitz e Sergio Toledo

São “30 documentários apresentando aspectos da biografia de cidadãos e cidadãs brasileiras afrodescendentes, atuantes na nossa História nos campos da cultura, da ciência e da vida política. A trajetória desses heróis é apresentada por outros ilustres negros brasileiros, que reproduzem suas falas e, no final, dizem seu nome e área de atuação, qualificando-se, orgulhosamente, como “cidadão (cidadã) negro(a) brasileiro(a)”.

VI. Desenvolvimento do tema:


- Partindo do filme e suas Historias enfocar a importância de nossas identidades e bem como as realidades étnicas e a valorização do conceito identitario e nossas raízes matriciais em especial nesta aula a africana e afro brasileira
- Conversa dirigida, explicar que cada um tem um nome, uma historia que não pode ser esquecida, porque somos importantes e, mesmo que haja nomes iguais cada um tem uma identidade, cada um é único e especial e acima de tudo nossas raízes negras e étnicas e suas importâncias.
- Confecção de “Carteira de identidade” no qual deverá constar o nome do educando (a), o nome dos seus familiares valorizando assim as “diversas constituições familiares” e sua data de nascimento;
- Conversa dirigida questionar as sobre qual a origem de seus nomes, quem escolheu e por quê? E questionar e construir juntos  a origem de nossos nomes;

- Identificação dos nomes escritos nos crachás confeccionados pelos próprios educandos e educandas.

VII. Recursos didáticos:

Notebook, vídeo HEROI DE TODO MUNDO, projetor, espaço para projeção, cartolina, caneta, tarjas coloridas, tarjas brancas, canetinha,   tesouras, lápis de cor...

VIII. Avaliação:

- Participa ativamente das atividades propostas;
- Mostrar-se atento e entrosado durante as atividades;
- Reconhecimento de seu nome suas raízes e suas origens;
- Identidade (quem sou eu)
- De onde vim...
- quem são os meus ancestrais...
- Eu tenho uma Etnia...
- Heróis de todo mundo da sua escolha um do vídeo aula e outra (o) da comunidade, família...

- Compreende que cada um tem um nome e uma identidade;
- Compreende o que é identidade.

Instrumentos de avaliação:

Identificação dos nomes nas tarjas e confecção das carteirinhas/crachas, mural com suas raízes e a escolha dos heróis e uma heroínas... E a posterior pesquisar sua historia e expor em mural... Destacar um herói da comunidade em que vive...

XIX. Bibliografia:


VIDEO HEROI DE TODO MUNDO PROJETO A COR DA CULTURA – FUNDACÃO ROBERTO MARINHO/MEC/SECADI...

- Documentário, Brasil, 2004, COR.

Direção: Roberto Gervitz e Sergio Toledo

https://www.youtube.com/playlist?list=PL20upv2JBXS1z-vtjikbNEJ8hegqD_wrE







Nenhum comentário:

Postar um comentário

RADIO MANDACARU BRASIL RESISTENCIA NORDESTINA